R. Sirio Libanesa, 883, Vila Sinibaldi, São Jose do Rio Preto/SP

Impactos da LGPD em 2022!

Facebook
LinkedIn
Email

Infelizmente a maioria das empresas está deixando de lado e ficando à deriva, esperando uma notificação de multa.

Recentemente fui até uma farmácia, e na hora de pagar, já sabe o que me pediram, né?

Exatamente, meu CPF!

Perguntei se os colaboradores do local tiveram instruções sobre como lidar com os dados dos clientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a resposta?

A atendente disse que só tinham falado para ela dá LGPD, e não dessa lei de dados.

Será que eu voltei para aquela farmácia? Acho que você já sabe a resposta.

Afinal de contas, são meus dados que estão sendo utilizados, e sabe se lá como eles são tratados e se realmente estão protegidos.

Não é uma boa visão para se passar a seus clientes, né?

Mas porque esse problema existe?

De acordo com pesquisas recentes, 80% das empresas no Brasil ainda não estão de acordo com a LGPD.

Isso é devido a uma crença de que a Lei está em vigor, mas “não está valendo”.

E se engana o empresário (a) que pensa dessa forma, pois logo mais a notificação com multas de no mínimo 50 mil reais irão chegar no seu endereço, e ai, já é tarde mais.

Além disso, poucos escritórios estão acostumados com o digital e dispostos a ajudar seus clientes, o que gera grande impacto econômico.

A falta de atitude na adequação a LGPD, traz consequências, como a aplicação de multas com valor mínimo de 50 mil reais somente por não cumprir determinados requisitos impostos pela Lei.

Em casos de descumprimento, perca de dados e danos aos usuários, esses valores podem chegar em mais de 1 milhão de reais, sua empresa aguentaria algo assim?

Ademais, a credibilidade com seu cliente e parceiro, diminui né? Afinal, quem vai querer fechar negócio que não possui segurança alguma na era digital?

Mas calma, se você ainda é uma das pessoas que postergou a adequação do seu negócio, ainda da tempo, mas isso precisa ser feito agora.

Para trazer maior segurança para sua empresa e seus clientes, você precisa primeiramente contratar um bom software para proteção da rede de dados da sua empresa.

Existem bons programas que fazem esse tipo de serviço e utilizam o sistema “Nuvem”.

Ademais, é necessário que você reveja todos os contratos e políticas que sua empresa utiliza, isso pois, é preciso que tudo esteja documentado e que sua empresa mostre pró atividade, visto que contratos estão sendo cancelados pelo simples fato de não possuírem clausulas sobre a LGPD.

E se você possui funcionários, é a hora de rever a forma com que você guarda todos os documentos pertinentes a eles, isso pois, qualquer vazamento de dados, é motivo para rescisão contratual cumulada com danos morais.

Então contrate um bom antivírus, elimine os papéis e comece a utilizar tudo de forma digital, assim você evita problemas, isso pois a proteção de dados não atinge somente o mundo digital, mas também os arquivos físicos.

Não seja um empresário amador, mostre seu verdadeiro perante seus concorrentes.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, nosso escritório possui um setor especializado na LGPD e adequação, ficaremos honrados em lhe atender.