Você provavelmente se preocupa com a saúde da sua empresa, não é mesmo?
Afinal de contas, você não passou tantas noites em claro planejando, estudando, ligando para clientes e deixando algumas regalias de lado para no final, perder tudo por um simples erro.
Pois bem, nesse artigo, vou ensinar para você quais são os 5 Maiores Riscos que sua Empresa está correndo e como evita-los.
O primeiro, que já vem desde 2018 dando dor de cabeça para as Empresas, mas que agora está em vigor para valer, e pode gerar grande prejuízo para o seu negócio.
A LGPD, lei geral de proteção de dados, lei essa que discorre sobre como todos os dados (sejam de PJ ou Pessoa Física) devem ser tratados e protegidos por quem tem posse deles.
Ou seja, sabe o CPF que te pedem para colocar na nota fiscal, ou na farmácia para dar aquele descontinho¿ Pois bem, esses estabelecimentos estão em posse de seus dados e podem acabar utilizando para meios não tão legais, bem como podem sofrer ataques “hackers” e perder esses dados salvos.
Mas quais os impactos gerados por essa lei, dentro da SUA EMPRESA?
Bem, como já dito, você fica responsável pelos dados que possui, e isso acaba incluindo dados de fornecedores, vendedores, funcionários, dentre outros.
O problema está na forma em que você armazena esses dados, e a proteção que eles possuem.
Em casos de vazamento de dados, as multas chegam em até MEIO MILHÃO, sem falar na multa mensal imposta se for comprovado que sua empresa teve culpa do vazamento dos dados pessoais.
Agora você deve estar se perguntando, mas então como eu me adequo a LGPD?
O primeiro passo é adequar toda a documentação do seu negócio, desde contratos de trabalho a contratos de compra e venda, ou seja, é necessário que você tenha autorização dos seus funcionários para que você mantenha dados sigilosos sobre sua posse, e o mesmo vale para outros casos.
A situação fica mais complicada para empresas que atuam no digital, pois é necessário se adequar de forma mais eficiente, visto o perigo que esse vasto oceano apresenta.
Então não perca tempo, a legislação já está vigente e as punições acontecendo, não deixe que seu negócio seja afetado por esse simples erro.
PROCESSOS TRABALHISTAS
O segundo problema que vem falindo empresas ao longo dos anos, são os processos trabalhistas.
Com certeza você já ouviu falar de alguém que sofreu uma ação trabalhista na sua empresa e que o prejuízo foi grande, né?
Isso é mais comum do que você pensa, a maioria dos empresários acaba não recolhendo as contribuições de forma correta, o que no final, quando o colaborador acaba sendo desligado existência pendencias, essas que geram multas e acréscimos.
Além disso, existem os riscos de trabalho, acidentes que geram indenizações na casa do milhão ao funcionário, e para uma empresa, não é saudável que isso seja recorrente, sem uma estruturação correta, acabam indo a falência por uma grande quantidade de processos trabalhistas.
Por isso, tenha processos bem estruturados dentro da sua empresa, uma ótima equipe de RH, e principalmente um jurídico que atenda as necessidades da sua empresa.
TRIBUTÁRIO
A parte tributária acaba deixando duvidas as vezes sobre de quem é a responsabilidade, contador ou advogado?
Vou te contar um segredo, esses dois profissionais trabalhando em conjunto dentro da sua empresa consegue triplicar facilmente seus lucros.
Mas como isso é possível?
Existem métodos para diminuir a cagar tributária da sua empresa, acontece que muitas vezes as empresas estão em um regime tributário inadequado, o que aumenta a quantidade de impostos pagos, bem como pode estar emitindo notas fiscais em um munícipio com alíquotas maiores de impostos.
São detalhes que parecem pequenos, mas que na conta final, aumentam muito o lucro e consequentemente o caixa da empresa.
Ademais, existem as famosas TESES tributárias, onde é possível realizar restituições de impostos pagos indevidos, o que trás MILHÕES para o caixa da empresa, pois se você pagou impostos de forma errada ou o governo instituiu impostos inconstitucionais, é seu direito estar recebendo de volta o valor gasto.
A parte boa é que além de receber os valores pagos de forma errada, você ainda para de pagar esses impostos, afinal de contas, eles não devidos.
Ou seja, o Tributário é um dos pilares para que sua Empresa tenha prosperidade e possa progredir, que tal conhecer um pouco mais do Planejamento Tributário?
CONTRATOS
Contratos estão presentes em toda empresa, isso é inegável, sendo eles de trabalho, prestação de serviços ou até mesmo compra e venda.
Mas será que os contratos que sua empresa usa são específicos para seu negócio?
Não adianta mentir, sabemos que você muitas vezes pega um modelo padrão que achou no Google e só muda os dados.
Você sabe os riscos que isso pode gerar para o seu negócio?
Quais as consequências de não possuir clausulas que protegem seu estabelecimento?
Pois é, não é muito agradável perder alguns milhares de reais por não ter conhecimento sobre uma simples cláusula a mais, pois você preferiu economizar com um advogado.
É comum que empresas não possuam contratos que se adequem ao seu estabelecimento, mas agora que você já sabe disso, não vai cometer esse erro novamente.
Afinal de contas, é bem mais em conta ter uma equipe jurídica especializada que atenda suas necessidades, do que remediar e pagar caro no final.
ACORDO DE SÓCIOS
Por fim, mas não menos importante, e aproveitando o gancho sobre contratos.
Já ouviu falar em acordo de sócios?
Sabe aquele contrato social que um contador que você contratou lá no passado realizou? Bem simples e sem nenhuma proteção?
Exatamente, sei que você já deve ter passado por conflitos com seus sócios, e o que poderia ter evitado uma possível dissolução de sociedade e falência da empresa seria um acordo de sócios bem redigido.
Será que no seu contrato social está bem definido quais as consequências de um sócio exercer função diferente da estipulada? As consequências que isso gera na empresa e nos outros sócios?
Está bem definido como será a sucessão em caso de falecimento de algum sócio? Muitas vezes os herdeiros não são devidamente capacitados de estarem seguindo o negócio do patriarca, o que gera prejuízo aos demais sócios remanescentes.
É estipulado como se dará as decisões da empresa perante situações de emergência¿ Qual o quórum mínimo para que decisões surtam efeitos? Se o que vale é o numero de votos ou a porcentagem que cada sócio possui tem maior relevância?
E em casos em que as discussões são constantes e os sócios não entram em comum acordo, gerando prejuízos para a empresa? Está bem definido dentro do seu contrato social?
Acredito que você nesse momento consiga ter um panorama melhor sobre como é importante um acordo de sócios, pois é por meio dele que é possível resolver grande parte dos problemas que os sócios possam vir a enfrentar entre si.
Pois bem, nesse artigo eu te ensinei 5 Riscos que Sua Empresa está sofrendo, e como uma equipe jurídica é IMPORTANTE para seu negócio prosperar.Afinal de contas, contratar um advogado não é um gasto, é um investimento necessário.
Ficou com dúvidas? Fique à vontade para entrar em contato conosco, responderemos rapidamente, lhe dando total atenção.